domingo, 2 de maio de 2010

Assertividade

Filosofando !!!

Desculpem-me o desabafo ! Mas, o que fazer então quando sabemos que temos a fama de sermos pessoas difíceis?
Um dos conceitos existentes no gerenciamento da imagem chama-se "Hallo Effect ". São generalizações que fazemos a respeito de alguém, que distorcem a percepção que temos dessa pessoa. De modo, quando temos uma boa impressão a respeito de alguém, acreditamos que tudo nela é positivo. No entanto, quando a impressão é negativa, acretidamos que tudo sobre ela é negativo.É como se apenas uma característica fosse capaz de minar todas as nossas outras qualidades.
Mas, difícil por que? Por tentar ser correto e ter seu próprio conceito do que é certo ou errado ? Por ser diferente ou se mostrar diferente do pensamento coletivo? Somos seres humanos, únicos em sua forma de ser. Podemos ter opiniões favoráveis a respeito de um determinado assunto, assim como, podemos discordar também.
Ninguém espera que você concorde com tudo e goste de tudo e de todos ao seu redor. No entanto, isto não deve impedí-lo de estabelecer e manter bons e duráveis relacionamentos.
Olharemos para trás e perceberemos que todas as quedas e traições que sofremos foram necessários, nada foi em vão. Veremos que todos tiveram seu valor em nossa jornada, os que creram em nós e os que nos trairam, cada um em seu papael, e que tudo sempre esteve interligado. É comose uma força poderosa e invisível estivesse o tempo todo na condução de todos os fatos ( e está ! ), confiando em nós. Chamam essa força pelo nome de algum deus, Tao, ritmo do universo, destino, self. Chame como quizer, eu a chamo de DEUS. Essa força existe e aguarda apenas que cada um de nós, predestinados que somos, decida despertar e volver os olhos para ELE e veja o qual infímo somos, criaturas medíocres que tudo transformam em lutas, competições e blasfemias.
Devemos ser assertivos ! Ter coragem em expressar sua opinião, mesmo quando todos pensam o contrário. Pois, ser assertivo é ser auto-confiante enquanto que ser agressivo, são atitudes baseadas em insegurança.
Levante ! Fique atento aos seus pontos cegos, sua forma de se expressar, seu tom de voz, sua linguagem corporal, enfim, não fique sempre pronto ao confronto.
Relaxe e viva a vida sem se preocupar com o que falam de ti.Garanto que acrescentarás dias  melhores  que serão contabilizados ao seu viver.
Fiquem bem ! Fiquem na Paz ! Xipat Oboré ( Tudo de bom ).
Imagem extraída de : www.fct.unl.pt/aluno/gapa/relacoes-sociais-se..