sexta-feira, 7 de maio de 2010

A maldade é um mal necessário - a questão dos conceitos

yin yang

Achei este texto interessantíssimo e plausível de ampla discussão. O site esta listado no rodapé desse texto.
Você já viu o símbolo do Yin Yang? Trata-se de um símbolo bastante conhecido, e possui um importante significado aqui para o nosso tema.
yin yang
Basicamente, este símbolo significa que qualquer coisa do Universo carrega um elemento em si  mesmo que corresponde ao seu inverso. Queira notar os pontinhos nos dois lados do símbolo: no lado escuro há um pontinho branco, e no branco, um escuro. Isso quer dizer, por exemplo, que na mais bondosa criatura, há sempre um pontinho de maldade. E o inverso, nas pessoas muito más existir um pouco de bondade, também ocorre o mesmo.
Mesmo este símbolo antiquíssimo nos informando uma profunda sabedoria da existência humana, o que desejamos passar aqui neste discurso não é bem o que o símbolo representa. O yin yang nos informa que nos pólos sempre existem elementos do contrário. O que informamos aqui é mais radical: que um pólo só existe por causa do outro.
É justamente neste ponto que podemos embasar o nosso tópico, a saber, que sem a concepção das idéias contrárias jamais entenderíamos uma ou outra coisa. A maldade é o contrário da bondade, muito bem – mas sem a maldade, o que conhecemos como “bondade” não poderia ser compreendido. De fato, para que o ser humano possa tentar imaginar o que seria o bem e o mal, o mal ou o bem teriam que se concretizarem na realidade existencial.
Embora esse pensamento seja simplório ou vulgar para alguns, cremos que ele nos ajude no entendimento de algumas questões interessantes. Por exemplo, seria o “diabo” algo necessário em maldade para entendermos a “bondade divina”? Seria a violência algo necessário para termos a consciência de que a paz é algo melhor de se praticar?
Nós devemos sempre pensar em tais questões para evitarmos “demonizar” precocemente dados elementos da realidade. Eles às vezes podem nos servir de pedra de toque para importantes julgamentos pragmáticos. Aqueles que desejam ser bons devem se basear naqueles todos que são maus, e não repeti-los em suas ações!
Se tiver tempo, acesse e leia o texto na íntegra . http://marcondeslucena.wordpress.com/2009/11/24/maldade/

Retrato de Mãe

Recebi das mãos de minha mãe este texto que expressa em muito a árdua mas doce tarefa de Ser Mãe, por isso quero compartilhar com todos os filhos e com todas as mães.
Mãe carinhosa, mãe dengosa
mãe amiga, mãe irmã
Mãe sem ter gerado é a mãe de coração
Mãe solidão, Mãe de muitos, mãe de poucos
Mãe de todos nós,
Mãe das mães
Mãe dos filhos
Mãe - pai: duas vezes mãe
Mãe lutadora e companheira
Mãe educadora, mãe mestra
Mãe analfabeta, sábia mãe
Mãe dos simples e ds pobres
Mãe dos que nada têm e dos que tudo têm
Mãe do silêncio, mãe comunicação
Mãe dos doentes e dos sãos
Mães dos que plantam e dos que colhem
Mãe de quem nada fez e de quem compra feito
Mãe de quem magoou e de quem perdoou
Mãe rica, mãe pobr
Mãe dos que já foram, mãe dos que ficaram
Mãe dos guerreiros e dos guerreados
Mãe que sorri, mãe que chora
Mãe que abraça e que afaga
Mãe presente, mãe ausente
Mãe do sagrado, mãe da luz
Mãe de Jesus e mãe nossa.
Mãe, simplesmente mãe.
A ti minha mãe, pessoa mais importante em meu viver. Ensinaste-me a ser íntegro, honesto e a respeitar e amar o próximo.
Deste-me a vida para que nela pudese ser um homem de bem. Passamos momentos de "guerra" e momentos de paz e em todos eles tivemos a vitória na certeza de que DEUS nos deu um ao outro para que cuidassemos um do outro. Louvo a DEUS por sua vida e de vó e por ter-me colocado no seio dessa família. ELE vai nos capacitando a cada dia a viver em prol daquilo que mais sabemos fazer "SERVIR",
Rogo ao Pai para que possa estar abençoando-a e dando-lhe muita saúde e discernimento para que possamos viver até o fim de nossos dias em harmonia e amor.
Amo você, Amo minha Zilica que com toda sua austeridade tornou-se exemplo em meu viver.
Que DEUS nos abençõe e nos dê todos os dias um FELIZ DIA DAS MÃES>