segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Algumas lições retiradas do livro : “O Monge e o Executivo”.



Liderança: é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. No entanto, para melhor entender o que é influenciar os outros a fazerem o que desejamos, a receber nossas idéias, terem confiança, serem criativas e buscarem a excelência se faz necessário entender os componentes de como se desenvolve esse tipo de influência e a diferença entre poder e autoridade.

Poder: é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.

Autoridade: é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer, por causa de sua influência pessoal.

Lembremos que não é necessário ter cérebro ou coragem para exercer o poder, porém estabelecer autoridade sobre pessoa requer um conjunto especial de habilidades. O poder pode ser vendido e comprado, dado e tomado, o poder corroe o relacionamento.

A autoridade não, a autoridade diz respeito ao que você é como pessoa, a seu caráter e à influência que você estabelece sobre as pessoas. O ideal é que as pessoas com poder tenham autoridade.

Portanto, a Liderança que se exerce a longo prazo suportando o teste do tempo, deve ser construída sobre a autoridade. Pode-se até ter poder, mas estará comprometendo o relacionamento, o que dificultará o exercício e a aceitação de sua influência.

Líderes ! jamais se esqueçam ! Nós não mudamos as pessoas, criamos o ambiente para que elas próprias mudem. O sábio ditado dos Alcoólicos Anônimos diz: “ A única pessoa que você pode mudar é você mesmo”.

À partir desses pontos esclarecidos, observe o seu dia-a-dia e identifique os líderes que o cercam, identifique-os pelo poder e pela autoridade ( são bem visíveis suas características ).

Bom dia de novos conhecimentos !

Um comentário:

Anônimo disse...

Fala Dézão !! Beleza de Blog ! Sei que você esta começando - mas maravilha ! Acredite em vc - capacidade não te falta.
Um grande abraço
Marcão ( Altamira - PA )