sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O Olhar do Educador II


Os alunos não são iguais,
Aquela idéia de classes homogêneas, do professor chegar e falar do mesmo jeito em três turmas diferentes, ensinar a mesma coisa em três turmas diferentes, fazer a mesma prova para Três turmas diferentes, só porque eram da mesma série, isso é coisa do passado.
Qualquer professor consciente, responsável, verdadeiro educador hoje sabe que cada turma é diferente da outra, que em cada turma, cada pessoa é diferente da outra, cada um tem seu jeito de aprender, cada um tem seu jeito de lidar com o conhecimento.
Cada um traz a sua história pessoal, cada um tem suas motivações, cada um tem as suas dificuldades e a dislexia é apenas uma, apenas uma e nada a mais do que isso, uma dificuldade no meio de tantas outras.
Então o olhar......
E o olhar do educador tem que ser como o olhar de um pai que tendo dois, quatro,cinco ou dez filhos, ele sabe que cada um é de um jeito.
Com um ele pode falar mais alto, com outro ele tem que escolher as palavras,
Com um ele pode cobrar com veemência, o outro ele tem que seduzir, tem que cativar,
Outro é mais agitado, o outro mais calmo, um é mais tímido, enfim, o pai quer o melhor para todos e nem por isso ele senta todos na cadeira e dá aulas de vida, e exige as mesmas coisas nos mesmos prazos,
Ele quer que todos cheguem lá, que todos sejam felizes, pessoalmente, profissionalmente....
Mas ele vai tratando cada um......exatamente como são: ÚNICOS !
Cada um de nós pode ser mais útil se aprender olhar as pessoas através da janela ao invés de espelhos.
É só uma questão de olhar.
Prof. Mário Ângelo Braggio


Nenhum comentário: