sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Sabedoria indígena.......sabedoria de Deus

Parte da narrativa que transcreverei faz parte de um dos livros de uma pessoa que conheci e considero como um amigo chamado Daniel Munduruku : O Banquete dos Deuses. O que podemos observar é que a sabedoria, o conhecimento que os anciões nos transmitem, realmente são de importancia para nossas vidas, vivemos a correr para todos os lados e deixamos de olhar e apreciar a beleza das pequenas coisas.

No livro, Daniel relata as experiências vivenciadas e transmitidas a ele pelo seu avô Apolinário e  em um dos textos observamos  o seguinte :

".........Sempre que eu vinha da cidade para a aldeiaa, chegava muito agitado, confuso, inquieto. O velho ficava observando meus movimentos de forma muito discreta, não deixando que eu percebesse que ele acompanhava meus modos. Num determinado momento me convidou para tomar banho no Igarapé que corria perto da aldeia. Fui sem atentar em nada que fosse anormal no comportamento do velho. Ao chegar ao rio, pediu pediu para que eu fosse até uma pequena queda-d'água, sentasse numa pedra e observasse todos os movimentos que o rio fazia. Não fazia idéia do que pretendia. Enquanto permaneci ali, ele não se moveu do lugar. Acocorou-se na parte baixa do rio e jogou água sobre seu corpo com as mãos em concha. Vez por outra olhava para mim e apontava  para a água como se dissesse que eu também devia olhar para ela.
Passaram-se muitas horas. No final, em vez de estar cansado por ter ficado muito tempo numa posição pouco cômoda, sentia uma estranha paz percorrer meu corpo. Então se levantou e me chamou dizendo: "Hoje você aprendeu algo novo. Nunca se deixe levar pelo barulho interior. A gente tem de ser como o rio. Não há empecilho no mundo que o faça sair do seu percurso. Ele caminha lenta mas constantemente. Ninguém consegue apressar o rio. Nunca ninguém vai dizer ao rio que ele deve andar rápido ou parar. Nunca apresse o rio interior. A natureza tem um tempo, e nós devemos seguir o mesmo tempo dela."
Era assim o velho Apolinário. Homem de poucas palavras, mas de sabedoria infinita.
Em outra ocasião, o velho surpreendeu-me com uma coisa tão bonita que fiquei muito impressionado. Na última vez em que fui à aldeia, ele me chamou de lado e, deitado na rede, sussurou ao meu ouvido : 
" Existem apenas duas coisas importantes que as pessoas devem saber para viver bem suas vidas :
1) Nunca devem se preocupar com coisas pequenas ;
2) Todas as coisas são pequenas ."

Extraído do livro : O Banquete dos Deuses - Conversa sobre a Origem da Cultura Brasileira, Munduruku, Daniel - Editora Angra
http://danielmunduruku.blogspot.com/

Nenhum comentário: