sexta-feira, 7 de maio de 2010

A maldade é um mal necessário - a questão dos conceitos

yin yang

Achei este texto interessantíssimo e plausível de ampla discussão. O site esta listado no rodapé desse texto.
Você já viu o símbolo do Yin Yang? Trata-se de um símbolo bastante conhecido, e possui um importante significado aqui para o nosso tema.
yin yang
Basicamente, este símbolo significa que qualquer coisa do Universo carrega um elemento em si  mesmo que corresponde ao seu inverso. Queira notar os pontinhos nos dois lados do símbolo: no lado escuro há um pontinho branco, e no branco, um escuro. Isso quer dizer, por exemplo, que na mais bondosa criatura, há sempre um pontinho de maldade. E o inverso, nas pessoas muito más existir um pouco de bondade, também ocorre o mesmo.
Mesmo este símbolo antiquíssimo nos informando uma profunda sabedoria da existência humana, o que desejamos passar aqui neste discurso não é bem o que o símbolo representa. O yin yang nos informa que nos pólos sempre existem elementos do contrário. O que informamos aqui é mais radical: que um pólo só existe por causa do outro.
É justamente neste ponto que podemos embasar o nosso tópico, a saber, que sem a concepção das idéias contrárias jamais entenderíamos uma ou outra coisa. A maldade é o contrário da bondade, muito bem – mas sem a maldade, o que conhecemos como “bondade” não poderia ser compreendido. De fato, para que o ser humano possa tentar imaginar o que seria o bem e o mal, o mal ou o bem teriam que se concretizarem na realidade existencial.
Embora esse pensamento seja simplório ou vulgar para alguns, cremos que ele nos ajude no entendimento de algumas questões interessantes. Por exemplo, seria o “diabo” algo necessário em maldade para entendermos a “bondade divina”? Seria a violência algo necessário para termos a consciência de que a paz é algo melhor de se praticar?
Nós devemos sempre pensar em tais questões para evitarmos “demonizar” precocemente dados elementos da realidade. Eles às vezes podem nos servir de pedra de toque para importantes julgamentos pragmáticos. Aqueles que desejam ser bons devem se basear naqueles todos que são maus, e não repeti-los em suas ações!
Se tiver tempo, acesse e leia o texto na íntegra . http://marcondeslucena.wordpress.com/2009/11/24/maldade/

Nenhum comentário: