sábado, 26 de junho de 2010

Quer ser um Líder Eficaz ? Consulte os escoteiros.

Todos buscam compreender qual é a melhor característica que define um bom líder. Qual é a “receita”, qual experiência, idade etc. Podemos encontrar dezenas, centenas ou milhares de artigos a respeito deste tema e todos apontam coisas iguais e diferentes ao mesmo tempo. Ficamos naquela eterna dúvida: “Meu chefe é um bom líder ou apenas um patrão?”. Qual é afinal, a melhor definição a ser utilizada? E o que diferencia e caracteriza um bom líder?

Realizando algumas pesquisas tive a grata surpresa em conhecer o Manual do Chefe da U.E.B. (União dos Escoteiros do Brasil). Neste manual um bom líder necessariamente deve possuir as seguintes qualidades: honesto, hábil, simpático, paciente, com tato e amável. E mais, menciona que muitos passam a conhecer suas capacidades e habilidades de liderança conforme a definição de seus valores pessoais, pois muitas vezes estas capacidades e habilidades parecem não existir ou se encontram pouco desenvolvidas e percebidas. Ou seja, o líder também precisa se conhecer, descobrindo e potencializando sua liderança através de habilidades e competências desenvolvidas durante suas experiências de vida.

O manual destaca de maneira excelente que liderança “é a forma de denominação básica de prestígio pessoal aceita pelos dirigidos”. Orienta que o líder possui este prestígio porque deve assumir certas responsabilidades que estão implicitamente incorporadas no planejamento semanal, mensal ou anual. O líder deve manter o grupo unido e feliz e nem sempre se encontrará chefiando. Por várias vezes estará encorajando os outros a liderar.

Percebemos então que segundo a concepção deste manual, liderar não é apenas um cargo obtido e sim uma condição que deve ser aceita e respeitada pelos “liderados” que visualizam este líder como um exemplo de sucesso e possibilidade de desenvolvimento pessoal através de suas orientações construtivas.

Segundo este manual, o líder deve ser sensível aos problemas e sentimentos de sua equipe e dedicar seu tempo para cada um, conforme necessidades específicas, treinando a todos e demonstrando que são importantes e fazem parte da equipe. Somente após conhecer cada um de sua equipe deverá direcioná-los para executarem as tarefas que condizem com suas habilidades e competências.

Mais uma vez os escoteiros dão um show de liderança, enfatizando que o líder deve compreender sua equipe e os valores pessoais de cada integrante. Identificar e potencializar as habilidades de seus liderados e somente após esta identificação deverá definir qual a atividade mais adequada para que cada “liderado” valorizando suas habilidades e os motivando a executá-las com satisfação.

Resume-se, segundo este manual que o líder deve orientar seus assistentes, incentivar, criar e trabalhar em equipe, dar oportunidades, conhecer as habilidades pessoais de cada integrante, realizar e participar de cursos e treinamentos, tirar dúvidas com os mais experientes, guiar, ajudar a crescer e dar condições para que desenvolvam suas habilidades.

Você que se encontra em posição de líder, chefe, gestor ou outra denominação que venha a preferir, se identificou com estas características?

Caso não tenha se identificado com nenhuma destas características não se preocupe, ainda há salvação.

Você pode utilizar ao menos uma destas duas sugestões:

1. Reveja seus conceitos ou
2. Consulte os escoteiros!

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/quer-ser-um-lider-eficaz-consulte-os-escoteiros/21080/

Um comentário:

Carol disse...

Está de parabéns pelo post. É a mais pura verdade.
Seu blog está ótimo, como sempre.
Ps.: não esquecí do que te prometí, tá? Isto é, se você ainda quiser.
beijos