sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Felicidade

Pode-se pensar que os amáveis são os perfeitos. Não há perfeição quando se trata de habilidade emocional. Há um caminhar decidido pelas veredas da felicidade. Os amáveis têm os mesmos problemas que todos os outros, entretanto se decidiram pela felicidade, que não é a mesma coisa que o prazer inconsequente ou a necessidade de festa todos os dias, ou o isolamento, ou a aparente sinceridade do irado.
O amor é o sentimento nobre que tem a capacidade de fazer a pessoa humana feliz. Todos nascem para a felicidade, esta é uma verdade universal. Em qualquer cultura, em qualquer povo, por maiores que sejam os absurdos cometidos ( pelo menos sob o ponto de vista da cultura ocidental comtemporânea ) a busca é pela felicidade. Ninguém quer ser infeliz.
Entretanto, são muitos os fatores que afastam o ser humano de sua essência, assim ele acaba deixando de lado essa possibilidade e mergulhando em uma maré de derrotismo e pessimismo ou falsa vitória. A felicidade é uma decisão e tem de ser uma decisão consciente. A pessoa feliz não precisa sair dando risada o tempo todo para mostrar que é feliz.
Quando se fala em felicidade, fala-se em amor. Não necessariamente o amor "eros", o amor corporal, o amor sexual. Fala-se em amor como um motor que move a chama da vida e conduz a patamares inacreditáveis de realização. O amor que faz com que o equilíbrio possa ser invisível. O amor, simplesmente o amor.
E como preparar o ser humano para o amor ou para a habilidade emocional ? O que pode a escola fazer para despertar esse gigante?
A resposta não é tão simples, porque o amadurecimento é um processo que envolve tempo e dedicação; tempo e conhecimento; tempo e vontade.

Trecho do livro: Educação: a solução está no afeto - Gabriel Chalita

NADA COMO O TEMPO

Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com uma outra pessoa, você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela.
Percebe também que aquele alguém que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente não é o "alguém" da sua vida.
Você aprende a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você.
O segredo é não correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até você.
No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!
Imagens: http://www.nossanoite.com.br/divadomasini/fotos/tempo_voa.jpg Imagem: Boneco felicidade - josimardesouza.blogspot.com

Nenhum comentário: