quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A Teoria das Inteligências Múltiplas

Tenho a tempos observado muito meu filho mais novo, suas reações conflitantes, seus estímulos, suas amizades e principalmente suas dificuldades no campo do aprendizado. Estive em situações com ele e seus orientadores as quais as idéias por eles preconcebidas o colocavam como um ser apático, fora da esfera educacional aos quais seus coleguinhas se encontram. No início guardava lágrimas pensando no que eu errei em sua educação, mas aos poucos pude sentir que ele está além dos pensamentos inferiorizados de seus educadores e orientadores, ele é uma criança ìndigo. Ele tem seu caráter definido, sua inteligência aguçada e sua personalidade de um ser humano de bondade e generosidade aflorada. Sua dispersão de pensamentos não o impedem de adquirir novos conhecimentos - ele é ávido em viver. É um ser humano maravilhoso e seria de muita ajuda para as demais crianças como ele que seus orientadores e educadores atualizassem seus conhecimentos visto que , como Gardner salienta, os indivíduos tem perfis cognitivos diferentes e as escolas deveriam ao invés de padronizar a educação, tentar garantir que cada um recebesse a educação que melhor favoreça seu potencial individual.

 O segundo ponto levantado por Gardner é igualmente importante: enquanto na Idade Média um indivíduo podia pretender tomar posse de todo o saber universal, hoje em dia essa tarefa é totalmente impossível, sendo mesmo bastante difícil o domínio de um só campo do saber.
Assim, se há a necessidade de se limitar a ênfase e a variedade de conteúdos, que essa limitação seja da escolha de cada um, favorecendo o perfil intelectual individual.
Quanto ao ambiente educacional, Gardner chama a atenção para o fato de que, embora as escolas declarem que preparam seus alunos pare a vida, a vida certamente não se limita apenas a raciocínios verbais e lógicos. Ele propõe que as escolas favoreçam o conhecimento de diversas disciplinas básicas; que encoragem seus alunos a utilizar esse conhecimento para resolver problemas e efetuar tarefas que estejam relacionadas com a vida na comunidade a que pertencem; e que favoreçam o desenvolvimento de combinações intelectuais individuais, a partir da avaliação regular do potencial de cada um.

Filipe meu filho ! Papai te ama de todo o meu ser e sei que é capaz de vencer quaisquer obstáculos que  surgirão. És um ser lindo, solidário, inteligente e acima de tudo capaz. Que DEUS me dê forças para poder acompanhar sua trajetória de sucesso.Papai te ama.

Nenhum comentário: