quarta-feira, 12 de maio de 2010

Como será o futuro do nosso Brasil ?

O que será do nosso país ? O futuro do Brasil está comprometido, talvez mais comprometido do que o comprometimento que os futuros Administradores, Técnicos, Professores enfim, a todos os possíveis profissionais que poderiam surgir.
Há uma enorme apatia com os jovens que serão os futuros profissionais. Quando estamos no ensino médio, somos cobrados por nossos pais a termos um nível mínimo aceitável de estudos para sermos "alguém" no futuro. Nossos pais insistentemente nos cobravam uma postura perante aos estudos e muitas das vezes eram até rígidos demais. Mas vivíamos sob o "cerrado" pensamento deles e de certa forma "doidos" para concluirmos os estudos para tomar nossas próprias decisões. Até então, nossos pais eram os nossos baluartes e arcavam com nossas despesas de alfabetização. Nos tornamos adultos e resolvemos escolher algo para fazer e não uma profissão. Mediante a enxurrada de informações que nos são lançadas a cada minuto, corrupção, políticos corruptos que não se preocupam com a nação, o governo que trata os educadores com descaso e por aí afora. Mas, mesmo assim, não procuramos o melhor para o nosso futuro e o do país.Ao invés, trabalhamos e depois de um certo tempo resolvemos voltar aos estudos, não para melhorar profissionalmente - mas apenas para ter um diploma! Onde está a postura que nos foi ensinada por nossos país que agora já não podem nos ajudar com seus conselhos pelo simples fato de que:  não damos ouvidos a eles ! Mas , para que escutar seus conselhos ? Agora o custeio dos estudos sou eu que pago ! Ou seja, é o meu dinheiro que estou jogando fora todos os meses fazendo algo que não me dedico, e que levo como uma atividade qualquer - com pouco envolvimento e continuidade.
E a pergunta que  faço é : Como será o futuro de nosso país com essa geração de formandos sem profissão e profissionais sem formação?
Existe um cancioneiro que escreveu uma canção que dizia o seguinte: " Como será o futuro do nosso Brasil ? Surge a pergunta no ar e na alma do povo. Cada vez mais cresce a fome, nas rua o medo. Cada vez menos dinheiro para sobreviver.......homens com tanto poder e nenhum coração. Gente que compra e que vende o moral da nação".
Em qual momento da educação de nossos filhos não mencionamos tudo isso ? Em que momento não dissemos que eles deveriam ser: homens e mulheres íntegros, que deveriam se preocupar com as companhias, que deveriam se afastar de drogas ilícitas e bebidas, que deveriam se dedicar em seus estudos para poderem ser bons profissionais e terem um futuro melhor. Será que teremos ?
A visão que tenho não é de que faltam professores capacitados, faltam sim - alunos comprometidos, profissionais comprometidos! O mundo está cada vez mais competitivo e a única maneira de se destacar é ser um profissional comprometido com suas tarefa, com sua empresa, com sua família. Buscando a todo momento atualizar-se do conteúdo a que lhe interessa, sabendo discernir as informações que lhe agregarão conhecimento daquelas que são meros"Spam ". É ser comprometido com a verdade. É jamais permitir desvio de conduta e falta de caráter. É ser aquilo que o país precisa - profissionais íntegros e alicerçados com fé, razão, força de vontade e determinação. Quem sabe se dedicar mais tempo à preparação, estudo e traçar uma meta alcançável para seu futuro, poderemos ter um futuro. Fica aqui um chamado àqueles jovens que querem compartilhar os desafios da vida lembrando dos ensinamentos de nossos pais e mestres a serem não somente profissionais de elite, mas, cidadãos do bem. É fácil ! Tens professores capacitados e aptos e porque não ávidos a passar-lhes todo o conhecimento adquirido durante anos de luta, basta você levantar a cabeça, descer do pedestal e dizer para você mesmo que : NADA SABE e está pronto para receber todo o conteúdo de uma geração outrora a sua que com dedicação, comprometimento, caráter e amor conseguiu vencer as duras batalhas da vida mas ainda não parou de lutar.
Se liga ! Bons exemplos são para serem seguidos e não, somente admirados.

Um comentário:

Anônimo disse...

É isso André. Muitos vão às aulas, poucos aprendem. Depois de uma certa idade a gente não tem como ensinar. Os alunos tem que aprender. (Se interessar). PARABÉNS pelo artigo. Um abraço e fique na paz; Maurício.